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Novo lançamento da RAM no Brasil é o primeiro desenvolvido fora dos EUA

A primeira RAM desenvolvida fora dos Estados Unidos é brasileira. Fabricada no Polo Automotivo Stellantis, em Goiana (PE), a nova Rampage é a menor caminhonete da RAM, mas ainda é maior do que a Fiat Toro, com quem divide plataforma. O modelo veio para dar trabalho a concorrentes de peso, como a Toyota Hilux. Antes mesmo de chegar às concessionárias, a Rampage já tinha registrado 8.000 unidades vendidas desde o início da pré-venda promovida pela montadora.

Disponível com opções de motorização diesel e gasolina, a Rampage agrada a diferentes públicos. O motor abastecido a gasolina, o Hurricane 4, entrega 272 cavalos de potência e 47 kgfm de torque, que empurram a carroceria de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. O barulho do motor fica lindo aliado à dupla saída de escape que o acompanha. Já o motor 2.0 multijet turbodiesel entrega 170 cavalos com 49,9 kgfm de torque máximo, resultando em um 0 a 100 km/h mais lento com quase 11 segundos. Para esta motorização, a saída de escape é simples. A transmissão em qualquer versão será automática de 9 velocidades e com um seletor de câmbio giratório igual na RAM 1500, além da opção de trocas manuais por aletas atrás do volante.

 

São três versões disponíveis para a RAM Rampage: Rebel, Laramie e R/T. As duas primeiras versões estão disponíveis tanto com o motor a gasolina quanto diesel. Já a versão topo de linha está sempre equipada com motor a gasolina. A Rebel e a R/T são mais invocadas e possuem diversos detalhes em preto fosco pela carroceria. A versão Laramie é lotada de cromados e carrega um visual mais usual da marca. Independente da escolha de versão, todas elas contam com a tração 4×4 auto e opção de 4×4 reduzida.

 

A Rampage conta com suspensão independente nas quatro rodas, McPherson na frente e multilink atrás. A versão R/T tem molas e amortecedores mais firmes, 10 milímetros a menos de altura e pneus 235/55 calçando as rodas 19 polegadas. A intermediária Laramie leva pneus 235/60 e rodas aro 18”. Já a Rebel possui pneus All Terrain de perfil mais alto, com medidas 235/65, e rodas aro 17”.

 

Feita sobre a plataforma Small Wide, que também origina os modelos Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander, a Rampage é a maior da turma. Suas medidas são 5,02 m de comprimento (8 cm a mais que a Toro), 1,88 m de largura (4 cm a mais), 1,78 m de altura (5 cm a mais) e 2,99 m de entre-eixos (aqui elas empatam). Agora comparando com uma concorrente, a Toyota Hilux possui 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura e 3 m de distância entre-eixos.

 

A capacidade de carga na caçamba da Rampage é de 980 litros, mas a versão diesel pode aguentar até 1.015 kg contra 750 kg da versão a gasolina. A abertura da caçamba pode ser feita eletricamente por meio de um comando na chave presencial, que é de série.

Passando para o interior da caminhonete, o pacote de equipamentos oferecidos é bem grande. Logo ao entrar na Rampage, você dá de cara com um painel de instrumentos 100% digital de 10,3 polegadas e uma central multimídia Uconnect de 12,3”, que por sua vez tem conectividade sem fio para o Android Auto e Apple CarPlay e pode parear até dois smartphones ao mesmo tempo. São seis portas USB, sendo 3 convencionais e 3 das mais novas (USB tipo C), além de carregador de celular por indução que conta com uma saída de ar-condicionado para resfriar o aparelho. E por falar em ar-condicionado, ninguém vai passar calor no banco de trás, já que existem duas saídas de ar na parte traseira. Outros itens que já vêm de série na Rampage são os retrovisores externos com rebatimento elétrico e com luz de cortesia, o retrovisor interno fotocrômico, os sensores de chuva e crepuscular, e ainda o freio de estacionamento eletrônico com recurso auto-hold. 

 

A Rampage tem preços que variam de R$ 239.990,00 até R$ 269.990,00. Mas vale ficar atento porque valores podem sofrer alterações a qualquer momento. Para fechar esse texto com informações bem completas, vale ressaltar que todas as versões podem ser equipadas com o pacote de opcionais Elite, que custa por volta de R$ 6.000. Sim, apesar de já ser muito completa, a Rampage tem itens que devem ser pagos à parte se escolhidos no pacote. O opcional Elite entrega, ao feliz comprador, um ambiente interno composto por luzes de LED e um fenomenal sistema de som premium da marca Harman Kardon com 10 alto-falantes, sendo um subwoofer que vai embaixo do banco do passageiro. O pacote adiciona também os ajustes elétricos para o banco do passageiro, que até então vêm de série somente para o motorista.

E aí, o que achou do novo veículo de entrada da RAM? Particularmente, nós gostamos muito e já deixamos o convite para você vir pessoalmente conhecer. Para essas e outras opções de caminhonetes 0km ou semizero, pense diferente, pense Kikoautos.

Aproveita também para assistir ao vídeo que fizemos da Rampage na versão Rebel! É só clicar no play.

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