Skip links

Carros elétricos: BYD lança carro de entrada tão bom que a concorrência já se mexeu

A montadora chinesa BYD anunciou um investimento de nada menos que R$ 3 bilhões para iniciar sua produção aqui no Brasil, se sua negociação com a Ford se concretizar e ela efetivar a compra da fábrica de Camaçari, na Bahia. E o primeiro sinal de que seu mais novo lançamento já incomodou o mercado foi a movimentação de preços pós-lançamento do Dolphin.

 

Não é de hoje que os chineses vêm investindo em muita tecnologia para dominar o mercado brasileiro, principalmente quando falamos de carros elétricos. O próprio Renault Kwid elétrico, opção de entrada para quem quer migrar para essa categoria, pertence a uma marca francesa mas é fabricado na China. E agora chegou o Dolphin, modelo movido a eletricidade que mal chegou e já balançou o mercado, fazendo até os próprios concorrentes dele baixarem de preço. O BYD foi lançado em versão única por R$ 149.800,00, fazendo com que os aspirantes a donos de Kwid elétrico repensassem sua escolha. Esse valor, aliás, aproxima o elétrico Dolphin a realidade atual de alguns hatches compactos com motorização flex.

Apesar do visual característico de monovolume, que faz até lembrar o Honda Fit, o BYD Dolphin possui o mesmo entre-eixos de um Corolla, você acredita? São 2,7 metros que rendem excelente aproveitamento de espaço interno. E claro, o design possui características que remetem ao oceano (Dolphin quer dizer “Golfinho” em inglês). As lanternas traseiras possuem um desenho ondulado como o mar, e são em LED. E eu diria até que se você entrar no carro e olhar de frente para o painel, as saídas de ar e o desenho que as interliga faz parecer os olhos do golfinho. Além disso, o acabamento superior do painel e também das portas remete a escamas. As maçanetas têm o formato de barbatana e você vai notar algumas outras peculiaridades.

E falando do acabamento interno, vale ressaltar, o Dolphin ganha de lavada de seus concorrentes nessa categoria. Há vários porta objetos espalhados, todos emborrachados. O acabamento das portas e o apoio de braço central são macios, o revestimento dos bancos é muito bonito e imita couro. O painel de instrumentos 100% digital tem riqueza de informações e é um tanto humilde no tamanho, com 5 polegadas. Já a central multimídia em alta definição possui 12,8 polegadas e fica bem destacada no centro do painel. Uma característica da multimídia nos veículos dessa marca é que você pode virar a tela e deixar na vertical, se preferir. Logo abaixo, ficam alguns botões de controle com acabamento que parece aço escovado. 

Na central multimídia ficam concentrados vários comandos do próprio carro, como o ajuste de altura do facho dos faróis, que por sua vez são full LED. Android Auto e Apple CarPlay são de série, e o Spotify já vem nativo no sistema. Entre a lista de itens de série estão um eficiente sistema de câmeras 360° que proporcionam imagens em 3D, seis airbags, iluminação interna em LED com acionamento por toque, chave presencial e outras coisas mais. Assista o nosso Drops pra conferir mais detalhes:

 

De acordo com dados divulgados pela BYD, o Dolphin possui 95 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, proporcionados por uma bateria de 44,5 kWh. Se comparado com os principais concorrentes, o JAC tem bateria de 30,2 kWh e o Kwid tem bateria de apenas 26,9 kWh. Os números divulgados pela montadora seguem o padrão INMETRO e dizem que a autonomia do Dolphin é de 291 quilômetros rodados com uma carga, porém, você vai encontrar testes especializados na internet que conseguiram rodar praticamente 400 quilômetros com uma só carga.

Para quem está buscando um veículo 100% elétrico, vale a pena conhecer o BYD Dolphin de perto. E nossa torcida é que cada vez mais cheguem carros assim, bons e completos, olhando para o futuro e utilizando energias sustentáveis e renováveis, movimentando o mercado e fazendo as marcas se mexerem para tornar cada vez mais acessível as novas tecnologias ao cidadão comum.

E para você que está buscando um veículo, que não precisa ser 100% elétrico, mas pode ser flex, diesel, só a gasolina, híbrido, ter quatro ou duas rodas, é claro que nossa dica é conferir agora mesmo o nosso estoque. Venha viver uma experiência de multipossibilidades conhecendo a KikoAutos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.