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BYD Dolphin Mini: chegou o elétrico mais aguardado do ano!

O mercado automotivo brasileiro está testemunhando uma revolução poderosa no mundo dos elétricos, e esse movimento todo está sendo causado pela BYD, montadora novata em território brasileiro, mas que começou a ganhar muito espaço em 2023. Depois de fazer muito sucesso com o lançamento do Dolphin, chega agora o BYD Dolphin Mini, um dos carros elétricos mais baratos do Brasil. A expectativa pré-lançamento do BYD Dolphin Mini foi grande. Quando surgiram boatos de que ele seria vendido por R$ 99.900,00, o assunto se espalhou e até a mídia especializada disseminou essa informação. Com isso, a Renault correu na frente e abaixou na mesma hora o preço do Kwid elétrico para ser o mais barato do Brasil, pelo mesmo preço que viria o Dolphin Mini, até então. O resultado foi que o carro mais barato da BYD chegou com preço de R$ 115.800,00. Será que ainda é uma opção interessante? Até o final dessa matéria você vai descobrir e nós também vamos dar a nossa opinião.

DIMENSÕES

O BYD Dolphin Mini visto de fora reforça bastante a imagem de um subcompacto, já que ele tem apenas 3,73 metros de comprimento total. No entanto, a distância entre-eixos é de impressionantes 2,50m e privilegia o espaço interno. Para efeito de comparação, essa distância é apenas 3 centímetros menor que a do Hyundai HB20, um veículo 24 centímetros maior do que o Dolphin Mini. De largura, o chinês conta com 1,72m, e de altura ele tem 1,58m.

Como nem tudo são flores, o porta-malas do Dolphin Mini é de apenas 230 litros de capacidade e consegue ser menor que o do Kwid, que tem 290 litros.

EQUIPAMENTOS

O Dolphin Mini é muito bem servido de equipamentos. Ele é vendido em versão única, e esta já conta com bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista, faróis full LED com acendimento automático, carregador de celular por indução, central multimídia de 10,1 polegadas com a famosa tela giratória da BYD (pode ser usada tanto na posição horizontal quanto na vertical), seis airbags, câmera de ré e rodas de liga leve com aro de 16 polegadas.

E sobre as rodas, elas são calçadas com pneus de medida 175/55 R16. Hoje, a única marca de pneus homologada no Brasil que comercializa essa medida é a chinesa LingLong, mas a BYD garante que irá suprir a demanda com essa única fornecedora até o momento.

POTÊNCIA E AUTONOMIA

O desempenho do BYD Dolphin Mini está de acordo com um hatch compacto de entrada. Ele conta com 75 cavalos e 13,8 kgfm de torque, o que equivale à potência de um Fiat Mobi e ao torque de um Argo 1.3. Porém, o Dolphin Mini conta com o conjunto de baterias mais “parrudo” oferecido na China, o de 38 kWh, que resulta em um carro com peso de T-Cross: são 1.240 kg.

Na China, existe a opção do Dolphin Mini com baterias de 30 kWh, mas a autonomia não seria a mesma. A versão brasileira entrega 280 quilômetros de autonomia, de acordo com dados do INMETRO, o que é apenas 11 quilômetros a menos do declarado para o Dolphin maior. Se comparado ao Kwid elétrico, tem 15 quilômetros a mais de autonomia medida. E vale ressaltar que na prática a autonomia deve passar disso, dependendo da localidade, tipo de terreno, modo de condução e condições adversas. Dizemos isso, porque ao “encher o tanque”, quer dizer, dar uma carga de 100% no Dolphin Mini, o computador de bordo exibe uma autonomia de 380 quilômetros.

GARANTIA

A BYD oferece 5 anos de garantia para o Dolphin Mini. Porém, se o uso for comercial, vale a pena consultar as exceções que a marca estabelece e que podem reduzir consideravelmente esse tempo.

As revisões são feitas a cada 20 mil quilômetros ou 1 ano, o que atingir primeiro, e têm preço fixo. São eles:

20 mil km ou 1 ano:R$ 370 40 mil km ou 2 anos: R$ 1.000 60 mil km ou 3 anos: R$ 370 80 mil km ou 4 anos: R$ 1.000 100 mil km ou 5 anos: R$ 370

 

VEREDITO

Embora tenha chegado com um preço consideravelmente acima do esperado para o lançamento, o BYD Dolphin Mini pode ser uma opção que vale a pena para quem busca um primeiro carro elétrico. Ele custa R$ 34.000,00 a menos que o Dolphin “normal”, e apesar de custar cerca de R$ 15.900,00 a mais que o Kwid elétrico, que agora a Renault vende por R$ 99.900,00, ele é mais bem equipado e tem mais autonomia de bateria. Então sim, podemos pensar que o Dolphin Mini é a melhor opção atualmente para quem busca um veículo elétrico de entrada. A própria BYD

está bem confiante e sabe do potencial do seu produto, pretendendo bater a marca de 30 mil unidades do Dolphin Mini vendidas até o final do ano.

Nós também acreditamos que este número é possível, pois ninguém pode negar que a BYD balançou bastante o mercado automotivo do Brasil como um todo. As demais montadoras passaram anos patinando, sem deslanchar nada no mercado brasileiro quando o assunto é eletricidade. Bastou a BYD chegar, e o mercado todo entrou em alerta. O carro elétrico se tornou assunto até entre aqueles que não são “fãs”.

Podemos dizer até que dependendo do seu uso, o BYD Dolphin Mini consegue substituir hatches à combustão, como Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Peugeot 208, e isso sem deixar de oferecer nada em conforto em equipamentos. Vamos lembrar, por exemplo, que até o ajuste do banco do motorista é elétrico, comodidade que nenhum desses concorrentes citados oferece. Confira nosso Drops sobre ele:

O BYD Dolphin Mini pode sim ser a sua porta de entrada para o mundo dos elétricos, e se você já está pensando em adquirir um, fale com os consultores da KikoAutos: uma loja multimarcas independente com 35 anos de mercado.

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