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Royal Enfield Scram 411 2023: Conheça o mais novo lançamento da marca no Brasil

A Royal Enfield lançou o primeiro de três modelos que devem ser trazidos ao Brasil ainda neste ano. A Scram 411 chega como uma versão visualmente mais aventureira que a Himalayan, moto de qual ela deriva. A intenção da marca com a Scram é atingir o público mais jovem e, com isso, o design é bem limpo e fluído.

O motor da Scram 411 é o mesmo encontrado na Himalayan, um monocilíndrico de 411 cm³, duas válvulas, comando SOHC e refrigeração a ar. O para-brisa e os protetores de tanque não existem na Scram, diferente da Himalayan, mas ela tem um apelo estético muito interessante, trazendo inclusive detalhes com o logotipo da marca no acabamento do tanque. O apelo estético realmente deu resultado e ficou bonito!

Na dianteira, o farol se manteve redondo e recebeu uma moldura que envolve o painel de instrumentos, que por sua vez é mais minimalista e com menos informações. O ponteiro indicador de velocidade é analógico e o restante das informações fica em um pequeno visor digital e circular ao centro, marcando o nível de combustível, indicador de marchas e odômetro.

Apesar de recém-lançado, nós já gravamos com esse modelo aqui na KikoAutos e você pode conferir aqui no player abaixo: 

As rodas dianteiras são aro 19 e na traseira são de 17 polegadas, o sistema de freio é o mesmo da Himalayan e possui ABS de série nas duas rodas. A posição de condução não tem novidades, já que o banco da Scram é apenas 5 milímetros mais baixo que o da irmã. Ergonomicamente falando, a Scram tem o guidão e os pedais na mesma posição, além dos equipamentos como o lampejador de farol alto. A suspensão traseira é exatamente a mesma, do tipo com amortecedor único central e 18 centímetros de curso. O tanque de combustível comporta 15 litros e o peso em ordem de marcha, de acordo com a ficha técnica, é de 194 quilos.

O primeiro contato com a Scram 411 vai te dar a impressão de que ela é muito menor que a Himalayan, mas isso é pela falta das carenagens e ferragens da veterana. Na prática, a falta desses itens e a redução da roda dianteira em duas polegadas deixam a dirigibilidade da moto muito leve para pilotar no dia a dia, graças à melhora no ângulo efetivo de ação que te permite mudar a direção da moto, pra lá e pra cá, com muito mais agilidade. O valor real foi uma perda de apenas 5 quilos frente à Himalayan, mas o ângulo de ação proporcionado pelas rodas 19 polegadas, contra 21, causa a sensação de muito menos peso.

A SCRAM VAI VINGAR?

Como comentamos lá no início do texto, a Scram 411 tem a intenção de atrair o público jovem e, por isso, as opções de cores são muitas. As sete possibilidades disponíveis para o modelo são bastante interessantes: azul, branca, preta, prata e mais três na cor grafite que se diferenciam pela cor dos detalhes da aba lateral do tanque (amarelo, azul ou vermelho). E se você ficou interessado, não deixe de falar com os nossos especialistas para garantir a sua.

 

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