Com faixa de preço na casa de R$ 350 mil, a RAM se torna uma excelente opção para quem já está pesquisando versões mais completas de picapes na categoria inferior, mas com preços muito próximos, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e outras concorrentes. No entanto, a RAM Classic oferece o poderoso motor HEMI V8 5.7 a gasolina, que rende 400 cavalos e tem incríveis 56,7 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 8 velocidades. Quem compra essa máquina não está muito preocupado com o consumo, mas se vale a pena citar, esse motor tem uma tecnologia chamada MDS (Multi-Displacement System) que desliga 4 dos 8 cilindros quando não é exigida toda sua potência, e economiza até 20% da gasolina.
Com uma caçamba avantajada de 1.424 litros de capacidade, distribuídos em 1,71m de comprimento, 1,68m de largura e 50cm de altura, a RAM Classic permite levar bicicletas ou até sua motocross com conforto lá atrás. E detalhe, a bruta vem de fábrica com preparação para reboque e pode puxar até 3,5 toneladas. Mas não é por ser bruta que ela deixa de lado o excelente acabamento. A caçamba da Classic é totalmente revestida e ainda possui iluminação em LED.
Se você pensa que a RAM Classic oferece menos itens de conforto e tecnologia para conseguir se manter na faixa de preço de picapes médias, está enganado. Aliás, ela oferece até mais que alguns modelos inferiores da mesma faixa de preço. Pra começar, o sistema de som é premium e assinado pela marca Alpine, possui 9 alto-falantes e um subwoofer com diâmetro de 10 polegadas. Tudo isso resulta em 506 watts de potência no som. A central multimídia UConnect, já conhecida nos modelos da Fiat, possui 8,4 polegadas e integração com Android e iOS. A navegação GPS é integrada. O sistema controla, ainda, algumas funções do carro como ar-condicionado digital de duas zonas, ventilação e aquecimento dos bancos dianteiros. Os bancos traseiros também contam com aquecimento, controlados por um painel atrás do console central.
E por falar nos bancos, são em couro de boa qualidade e o do motorista conta com ajustes elétricos e duas opções de memória. O volante também é em couro e conta com aquecimento. Um diferencial da RAM é que os pedais de freio e acelerador também são ajustáveis eletricamente, o que torna possível uma pessoa de estatura mais baixa dirigir com conforto o veículo de 5,82m de comprimento e 1,97 de altura.
Na prática, a RAM Classic é a geração antiga da 1.500, só que com um novo nome. Essa estratégia de marketing já é conhecida no mercado automotivo brasileiro, e tem exemplos recentes como o Chevrolet Joy, que na verdade foi a mudança de nome do antigo Onix, para continuar sendo produzido como versão de entrada da GM no Brasil enquanto o Novo Onix era mais ‘premium’. Embora essa estratégia tenha sido utilizada, não reduz em nada o mérito da caminhonete, que continua entregando tudo o que promete.
VAI BOMBAR NAS VENDAS?
Apesar de todos os bons atributos já descritos acima, a RAM Classic não vai ser líder de vendas por um motivo: seu limite de importação. Ela chega ao Brasil por lotes, de pouco em pouco. No entanto, precisamos te contar que ela é um sucesso absoluto desde o dia de seu lançamento, em julho de 2022. De acordo com divulgação da marca, foram vendidas 1.465 unidades na noite de lançamento do modelo, sendo o primeiro lote de 600 unidades entregues somente em novembro. O segundo lote foi faturado em dezembro, e assim a lista de espera seguiu sendo atendida.
Como nós não podíamos deixar os picapeiros fãs de RAM desamparados, aproveitamos pra gravar um conteúdo bem bacana com a Classic, que você confere clicando no player aqui da página. Se você tem o sonho de ter uma dessas na sua garagem, saiba que ela é oferecida em apenas duas versões, completas e sem opcionais, a Laramie e a Laramie Night Edition, que basicamente tem logotipos, grades, rodas, ponteiras de escapamento e outros itens escurecidos.
Aproveite para falar com nosso time comercial, fazer uma cotação e, quem sabe, viver uma experiência diferenciada aqui na KikoAutos.