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Importado da Europa, Peugeot e-208 GT é elétrico vendido sem mudanças aqui no Brasil

A gama de opções para veículos elétricos está aumentando no Brasil. Até algum tempo atrás, essa parecia uma realidade muito distante. Agora, vemos as marcas se movimentando para estabelecer autoridade quando se trata de eletrificação. Os mais saudosistas insistem em falar mal dos elétricos, porém, ninguém pode negar que é muito bom para o mercado, como um todo, ter cada vez mais concorrentes. E quem ganha, é o consumidor. Hoje vamos falar de um hatch importado da Europa e vendido por aqui.

 

O Peugeot 208 já tem a cara bem conhecida no Brasil. O modelo atual, inclusive, chama muita atenção por onde passa, e as versões com conjunto óptico frontal full LED até remetem a veículos mais caros, de categoria superior. Em 2021, a Stellantis trouxe para o Brasil o e-208 GT, versão topo de linha e 100% elétrica, que ganhou mais notoriedade a partir de 2022 devido à movimentação do mercado dos elétricos. O hatch foi lançado por R$ 244.990,00, sofreu com um aumento de preços significativo e atingiu os R$ 276.990,00, mas graças ao efeito cascata pós-chegada do BYD Dolphin em nosso mercado, o e-208 GT passou por uma interessante redução de preços. Hoje, ele sai por R$ 225.990,00.

O e-208 GT tem potência equivalente a 136 cavalos e torque de 26,5 kgfm, suficientes para empurrar a carroceria de 1.536kg de 0 a 100km/h em 8,3 segundos. Para poupar a carga da bateria, o sistema eletrônico limita a velocidade máxima em 150 km/h. Com uma carga completa, a Peugeot divulga que você pode rodar até 363 quilômetros com o novo Peugeot e-208 GT 2023. O modelo até 2022 tinha 340km de autonomia, mas provavelmente alguns ajustes de programação proporcionaram essa autonomia adicional das baterias, que permanecem sendo as mesmas.

 

Fabricado na França, o e-208 que veio para o Brasil é exatamente o mesmo que ganhou as ruas da Europa, o que é um ponto extremamente positivo se pensarmos que ele segue os mais altos padrões de equipamentos, acabamento e segurança que os países do continente europeu exigem dos carros que são vendidos por lá. O acabamento externo tem bastante itens visuais que se diferem dos Peugeot 208 movidos a combustão. Na grade frontal, predominantemente em black piano, você encontra vários filetes pintados com a mesma cor da carroceria. No caso do carro pintado em amarelo faro, cor exclusiva da versão elétrica, os detalhes da grade também são amarelos.

 

Os frisos das janelas, os retrovisores e os apliques entre as janelas também são em black piano. Os para-lamas contam com uma moldura, também em preto brilhante, que deixam o carro mais esportivo e com a impressão de ser mais largo. Esse acabamento dos paralamas também dá a impressão de que o carro é um pouco mais alto, quando na verdade é o contrário. A versão elétrica é 2 centímetros mais baixa que as versões flex.

Na dianteira, o conjunto óptico 100% em LED já é visto em versões a combustão do 208, porém, na traseira você já nota que a versão elétrica é mais bonita por contar com lanternas também em LED. Como não podem faltar detalhes em preto brilhante no e-208 GT, a traseira conta com o aplique que une as lanternas e uma vasta área no para-choque também em black piano.

 

Passando para o interior do carro, você dá de cara com um painel digno de avião. Exageros a parte, o painel de instrumentos é 100% digital e tem a visualização 3D, muito diferente de tudo que vemos hoje, além de ficar posicionado acima do volante, que é pequeno e transmite muita esportividade. O acabamento do volante é muito bom, com couro perfurado nas laterais e a inscrição GT em um detalhe de aço escovado no centro inferior. No console central fica o joystick seletor de marchas, que é o mesmo utilizado no 3008, o freio de mão eletrônico e o seletor do modo de condução. A central multimídia de 10 polegadas é totalmente integrada e se encaixa muito bem no painel do carro, visualmente falando. Ela tem conectividade para smartphones apenas ligando pelo cabo.

 

Pouco abaixo da central ficam alguns botões de comandos do ar-condicionado, pisca alerta e trava das portas, que são muito bonitos, também em aço escovado, mas são pouco intuitivos. Por exemplo, para aumentar ou diminuir a temperatura do ar-condicionado, você precisa acionar o comando por um dos botões físicos e completar a ação utilizando a central multimídia do veículo. Alguns comandos que o Peugeot 208 elétrico vai ter a mais, quando comparado ao 208 flex, é o aquecimento dos bancos e a iluminação ambiente por meio de alguns filetes de LED. Um ponto positivo no quesito tecnologia, é o carregador de celular por indução, que está dentro de uma portinha bem discreta no centro do painel.

 

Por último, mas não menos importante, vale destacar que o e-208 GT possui vários itens de segurança e assistência ao motorista, como câmera de ré com visualização de 180 graus, sensor de ponto cego, leitor de placas de velocidade, piloto automático adaptativo, frenagem automática, alerta de fadiga do motorista e seis airbags. 

 

E aí, vale a pena investir no e-208 GT 100% elétrico ou você ainda prefere as versões flex? Para buscar esse e outros modelos, confira nosso estoque e não deixe de acionar o nosso time comercial se você não encontrar o que busca em nosso site.

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