A BMW R1300 GS chegou com a missão de substituir sua antecessora R1250 GS, e conta com cinco diferentes versões que iniciam em R$ 99.900,00 e encostam nos R$ 130.000,00. Sob o capô, ou melhor dizendo, entre as pernas (?) você encontra um motor boxer de 1.300 cm3 alimentado por tecnologia de última geração. Com uma potência de 145 cv a 7.750 rpm e um torque de 14,5 kgfm a 6.500 rpm, esta máquina está pronta para enfrentar qualquer emoção pelo caminho. O 0 a 100 é de apenas 3,39 segundos.
O visual da R1300 é bastante diferenciado, e a nova identidade da BMW conta com faróis full LED em formato de X. Pode se dizer que uns amam esse novo visual, outros odeiam – e outros acham que parece a lanterna de um Jeep Renegade. As luzes de seta dianteiras agora são incorporadas aos protetores de mãos. As duas versões mais completas, Option 719 e Triple Black, contam com faróis adaptativos de curva que não ofuscam o veículo que vem no sentido contrário.
Um item opcional no exterior e de série aqui no Brasil é a suspensão eletrônica (DSA) que permite ao piloto escolher entre 5 níveis de rigidez das molas, e separadamente é possível escolher entre 7 modos de pilotagem. A tecnologia da suspensão também permite ao piloto optar por ajuste automático de altura com a moto em movimento. Com essa função ativa, a suspensão sobe 3 centímetros em 3 segundos ao atingir 50 km/h, e desce 3 centímetros em 1,5 segundo ao ficar abaixo de 25 km/h. Para quem tem a perna mais curta, a novidade é excelente para alcançar o chão com a moto parada.
Quem gosta de viajar bastante vai ficar feliz ao saber que o quickshifter também está presente em todas as versões e traz um conforto adicional para o motociclista, já que permite a mudança de marchas sem a necessidade do acionamento de embreagem.
Além da suspensão com curso de 190/200 milímetros que já entrega conforto ao piloto, o guidão agora acrescenta um toque a mais de dirigibilidade ao filtrar melhor as imperfeições do solo, já que ele não fica mais apoiado diretamente na mesa superior, e sim em uma espécie de suporte localizado entre os dois. A versão Trophy, que é mais aventureira ainda, conta com 20 milímetros a mais no curso das suspensões dianteiras e traseiras.
A R1300 GS conta com sensores dianteiros que para o Controle de Cruzeiro Ativo (ACC), aquela espécie de piloto semiautomático, e também tem aviso de colisão frontal. Na traseira existem sensores de aviso de mudança de faixa, que alertam o motociclista caso tenha motos e carros no ponto cego.
Se você está pronto para elevar seu nível de emoção nas pilotagens diárias, fale já com o time da KikoAutos e peça uma cotação da BMW R1300 GS 0km. A gente já fez um drops dessa máquina lá no nosso Instagram @kikoautos e você pode conferir só dando play logo abaixo: