Skip links

RAM CLASSIC: CAMINHONETE V8 TEM PREÇO PARA ENFRENTAR HILUX

Não é de hoje que as caminhonetes da RAM chamam atenção pelas ruas onde passam. Mas é claro, pelo porte, design diferenciado, e ronco do motor, é praticamente impossível passar despercebido pelas ruas. Ainda que a RAM tenha sido emancipada da Dodge em 2013, numa estratégia da marca para falar diretamente com os “picapeiros”, ainda é comum encontrar quem a chame de “Dodge RAM”. E seguindo essa linha de falar com os amantes de picapes, recentemente a marca lançou no Brasil a RAM Classic, caminhonete grande que tem preço para competir com as picapes médias.

Com faixa de preço na casa de R$ 350 mil, a RAM se torna uma excelente opção para quem já está pesquisando versões mais completas de picapes na categoria inferior, mas com preços muito próximos, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e outras concorrentes. No entanto, a RAM Classic oferece o poderoso motor HEMI V8 5.7 a gasolina, que rende 400 cavalos e tem incríveis 56,7 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 8 velocidades. Quem compra essa máquina não está muito preocupado com o consumo, mas se vale a pena citar, esse motor tem uma tecnologia chamada MDS (Multi-Displacement System) que desliga 4 dos 8 cilindros quando não é exigida toda sua potência, e economiza até 20% da gasolina.

Com uma caçamba avantajada de 1.424 litros de capacidade, distribuídos em 1,71m de comprimento, 1,68m de largura e 50cm de altura, a RAM Classic permite levar bicicletas ou até sua motocross com conforto lá atrás. E detalhe, a bruta vem de fábrica com preparação para reboque e pode puxar até 3,5 toneladas. Mas não é por ser bruta que ela deixa de lado o excelente acabamento. A caçamba da Classic é totalmente revestida e ainda possui iluminação em LED.

Se você pensa que a RAM Classic oferece menos itens de conforto e tecnologia para conseguir se manter na faixa de preço de picapes médias, está enganado. Aliás, ela oferece até mais que alguns modelos inferiores da mesma faixa de preço. Pra começar, o sistema de som é premium e assinado pela marca Alpine, possui 9 alto-falantes e um subwoofer com diâmetro de 10 polegadas. Tudo isso resulta em 506 watts de potência no som. A central multimídia UConnect, já conhecida nos modelos da Fiat, possui 8,4 polegadas e integração com Android e iOS. A navegação GPS é integrada. O sistema controla, ainda, algumas funções do carro como ar-condicionado digital de duas zonas, ventilação e aquecimento dos bancos dianteiros. Os bancos traseiros também contam com aquecimento, controlados por um painel atrás do console central.

E por falar nos bancos, são em couro de boa qualidade e o do motorista conta com ajustes elétricos e duas opções de memória. O volante também é em couro e conta com aquecimento. Um diferencial da RAM é que os pedais de freio e acelerador também são ajustáveis eletricamente, o que torna possível uma pessoa de estatura mais baixa dirigir com conforto o veículo de 5,82m de comprimento e 1,97 de altura.

Na prática, a RAM Classic é a geração antiga da 1.500, só que com um novo nome. Essa estratégia de marketing já é conhecida no mercado automotivo brasileiro, e tem exemplos recentes como o Chevrolet Joy, que na verdade foi a mudança de nome do antigo Onix, para continuar sendo produzido como versão de entrada da GM no Brasil enquanto o Novo Onix era mais ‘premium’.  Embora essa estratégia tenha sido utilizada, não reduz em nada o mérito da caminhonete, que continua entregando tudo o que promete.

VAI BOMBAR NAS VENDAS?

Apesar de todos os bons atributos já descritos acima, a RAM Classic não vai ser líder de vendas por um motivo: seu limite de importação. Ela chega ao Brasil por lotes, de pouco em pouco. No entanto, precisamos te contar que ela é um sucesso absoluto desde o dia de seu lançamento, em julho de 2022. De acordo com divulgação da marca, foram vendidas 1.465 unidades na noite de lançamento do modelo, sendo o primeiro lote de 600 unidades entregues somente em novembro. O segundo lote foi faturado em dezembro, e assim a lista de espera seguiu sendo atendida.

Como nós não podíamos deixar os picapeiros fãs de RAM desamparados, aproveitamos pra gravar um conteúdo bem bacana com a Classic, que você confere clicando no player aqui da página. Se você tem o sonho de ter uma dessas na sua garagem, saiba que ela é oferecida em apenas duas versões, completas e sem opcionais, a Laramie e a Laramie Night Edition, que basicamente tem logotipos, grades, rodas, ponteiras de escapamento e outros itens escurecidos. 

 

Aproveite para falar com nosso time comercial, fazer uma cotação e, quem sabe, viver uma experiência diferenciada aqui na KikoAutos. 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.